Pular para o conteúdo principal

Coronavac, Astrazeneca, Pfizer e Janssen: como as vacinas funcionam?

Leia abaixo:

CORONAVAC: É utilizada uma forma inativada do novo coronavírus que não provoca a infecção, nem problemas para a saúde, mas permite que o corpo produza os anticorpos necessários para o combate do vírus.

ASTRAZENECA: Utiliza adenovírus, que são inofensivos para o corpo humano, e modificam-o geneticamente para que atuem de forma parecida com o coronavírus. Isso faz com que o sistema imunológico treine e produza anticorpos capazes de eliminar o vírus caso aconteça a infecção.

PFIZER: Utiliza a tecnologia de RNA mensageiro (mRNA). O material genético sintético carrega o código genético do SARS-CoV-2 e estimula o organismo a gerar anticorpos contra o vírus.

JANSSEN: É baseada em vetores de adenovírus, que transporta os genes virais para dentro das células, estimulando a resposta imunológica e não causando resfriados.

Postagens mais visitadas deste blog

Posso ingerir bebida alcoólica após tomar a vacina?

Não foram evidenciadas interações entre as vacinas contra a covid-19 e o consumo de bebidas alcóolicas. Com isso, o uso moderado de bebidas alcoólicas antes ou depois da aplicação da vacina não interfere na eficácia da imunização.

A pessoa vacinada pode contrair o vírus e/ou transmitir para outras pessoas?

Sim. As vacinas disponíveis não impedem a infecção pelo vírus SARS-COV-2, causador da covid- 19, elas tem a função de preparar o organismo para uma possível infecção, fazendo com que ele produza anticorpos específicos, isso facilita o reconhecimento do vírus quando ele entra no organismo e torna o combate a infecção mais rápido e preciso.