Pular para o conteúdo principal

Quais são os efeitos colaterais esperados?

Nenhum medicamento é isento de efeitos colaterais, o mesmo acontece com as vacinas. Segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBim), as reações às vacinas contra a covid-19 mais comuns são: Dor, sensibilidade e/ou inchaço no local da injeção, além de febre baixa e dor no corpo. Essas manifestações podem aparecer no momento da aplicação ou entre 24 e 48 horas depois, porém duram poucos dias. Vale lembrar que, os sintomas variam a cada pessoa.
    Confira abaixo as reações mais esperadas de cada vacina:
    ASTRAZENECA - Sensibilidade, dor, sensação de calor, vermelhidão, coceira, inchaço ou hematoma (Manchas roxas) no local da injeção. Indisposição e dores no corpo. Fadiga (Sensação de cansaço). Calafrios. Dor de cabeça. Naúsea (Enjoo), pode ser acompanhada de vômitos. Caroço no local da injeção. Sintomas semelhantes à resfriados (Febre; Tosse; Dor de garganta; Coriza;). Caroço no local da injeção.
    PFIZER – Dor, inchaço e vermelhidão no local de injeção. Fadiga (Sensação de cansaço). Dor de cabeça. Dores no corpo. Diarreia. Calafrios. Febre. Naúsea (Enjoo), pode ser acompanhada de vômitos.
    CORONAVAC – Dor, coceira, vermelhidão, inchaço e endurecimento do local de injeção. Dores no corpo. Enjoo. Diarreia. Perda de apetite. Fadiga (Sensação de cansaço). Sintomas semelhantes à resfriados (Febre; Tosse; Dor de garganta; Coriza; Congestão nasal;).
    JANSSEN - Dor, inchaço e vermelhidão no local de injeção. Fadiga (Sensação de cansaço). Dor de cabeça. Dores no corpo. Sintomas semelhantes à resfriados (Febre; Tosse; Dor de Garganta).

Postagens mais visitadas deste blog

Preciso voltar para tomar a 2ª dose?

É claro. A segunda dose da vacina é muito importante pois ela vai garantir que você fique imunizado contra o COVID 19. Com as duas doses há menor possibilidade de transmissão do vírus. Segundo o Ministério da Saúde, a eficácia e segurança das vacinas disponíveis até o momento foram avaliadas com esquemas contendo duas doses, respeitando os intervalos preconizados pelas farmacêuticas produtoras, não sendo possível assegurar a mesma eficácia e segurança apenas com uma dose da vacina.

Posso ingerir bebida alcoólica após tomar a vacina?

Não foram evidenciadas interações entre as vacinas contra a covid-19 e o consumo de bebidas alcóolicas. Com isso, o uso moderado de bebidas alcoólicas antes ou depois da aplicação da vacina não interfere na eficácia da imunização.

A pessoa vacinada pode contrair o vírus e/ou transmitir para outras pessoas?

Sim. As vacinas disponíveis não impedem a infecção pelo vírus SARS-COV-2, causador da covid- 19, elas tem a função de preparar o organismo para uma possível infecção, fazendo com que ele produza anticorpos específicos, isso facilita o reconhecimento do vírus quando ele entra no organismo e torna o combate a infecção mais rápido e preciso.